sábado, 6 de junho de 2015

#1 No mundo dos livros

Olá, pessoal.

Nesse post eu vou mostrar um pouco da influência da música na literatura. Há vários exemplos de livros que têm em suas histórias referências musicais, escolhi dois livros em especial para analisar, que são Os Famosos e os Duendes da Morte de Ismael Caneppele, livro que já até fiz uma resenha aqui no blog, e As Vantagens de ser Invisível de  Stephen Chbosky. Ao longo de ambos os livros são citadas músicas que remetem a situação emocional das personagens. 

No livro As Vantagens de ser Invisível há muita referência de bandas de rock alternativo, com músicas melancólicas, e se, assim como eu, o leitor tiver o costume de ler enquanto escuta música, recomendo que escute as músicas que autor cita, elas ajudam a complementar a história, te fazem se sentir como o personagem, entrar mais fundo na história. Vou deixar a lista de algumas das músicas citadas ao longo do livro, vale a pena conferir.

 
  * Asleep - The Smiths
  * Smeels Like Teen Spirit - Nirvana
  * Dear Prudence - Beatles
  * Daydream - Smashing Pumpkins
  * Dusk - Gênesis
  * Gipsy - Suzanne Vega
  * Vapour Trail - Ride
  * MLK - U2
  * Blackbird - Beatles

O livro já foi adaptado para o cinema e a trilha sonora ainda traz algumas faixas que não são citadas no livro, como:

  * Heroes - David Bowie
  * Could It Be Another Change - The Sample
  * Templation - New Order



Em Os Famosos e os Duendes da Morte há grande influência da obra de Bob Dylan, o personagem nutre uma identificação com o cantor e sua obra, a música melancólica e forte de Dylan está sempre presente nas páginas do livros. Há momentos no livro em que o amor pela música do cantor influenciam diretamente no destino do personagem, não direi como para não atrapalhar a leitura de quem pretende ler o livro (e recomendo que leiam). 

* Mr, Tambourine Man - Bob Dylan
* American Pie - Bob Dylan
* Don't Think Twice, It's All Right - Bob Dylan

Outra coisa interessante em Os Famosos e os Duendes da Morte é a citação de links de vídeo durante o livro, os vídeos que aparecem são de cenas que ilustram um pouco do que o autor quer passar, essa técnica inovadora na literatura consegue dar ainda mais interatividade para quem está lendo o livro. 



Por: Ana Carolina Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário